III FESTIVAL
DE ESTÁTUAS
VIVAS

1. A Partida

Maria João Silva

Maria João estudou na faculdade de belas artes e desde cedo se entusiasmou pela área da pintura. Conheceu o Mundo das estátuas Vivas nos seus anos de universitária e iniciou o sue percurso pelos festivais de artes de rua. Acumula muitas viagens e vários prémios em festivais nacionais e internacionais. Em 2021 cria a marca Still Emotion que marca um período de dedicação exclusiva a esta forma de expressão artística Traz a Moimenta a incrível performance “A partida” , numa homenagem às gentes do passado e do presente. Uma performance dedicada a quem parte mas também a quem fica.

2. Força da Natureza

Guilherme Ferreira

Guilherme Ferreira é estátua viva desde os 17 anos de idade, abraçando esta profissão de corpo e alma. Amante de todos os aspetos desta arte, desde a criação plástica á multiplicidade das variantes interpretativas de cada personagem. Atualmente faz atuações de rua, participa em vários encontros nacionais e internacionais e é produtor de encontros de estátuas vivas. Guilherme Ferreira traz a Moimenta uma performance forte que retrata pela forma e mensagem a força da Natureza.

3. O Pescador

António Moreira

António Moreira, natural de Castelo de Paiva, apaixona-se pela arte da quietude logo na primeira experiência. Ingressa a convite de Carlos Ferreira o grupo Carlos Ferreira-Living Statues desde 2017 sendo sempre requisitado para participações em festivais nacionais e internacionais pelo rigor na representação dos seus personagens. Representa um pescador com as suas redes, uma figura forte, bem ancorada na alma do povo português!

4. O Duende

Katarina Ferreira

Katarina Ferreira juntamente com Luís Fonseca é fundadora da empresa Quideia Animações. Uma das principais áreas artísticas de Quideia Animações é criação e representação de Estátuas Vivas, e já o fazem há mais de 10 anos, tendo participado e organizado inúmeros eventos tanto em Portugal como no estrangeiro. Katarina presenteia Moimenta com um Duende especialmente fã de maças!

5. O Toureiro por STRAPAFOURD

Vítor Hugo Almeida

Strapafourd fundado pelo casal Cátia Ferreira e Vitor Hugo Almeida surgiu em 2011 e desde então tem-se vindo a afirmar no mundo das Estátuas Vivas. Em 2019 venceram o Campeonato Mundial de Estátuas Vivas na Holanda com a performance “The Kiss” conquistando o título de campeões mundiais. Hugo traz a Moimenta “O toureiro” para representação que privilegia a caracterização plástica rigorosa e uma descontraída interação com o público. Cátia e Hugo assumem a produção/direção do 3º festival de estátuas vivas de Moimenta da Beira continuando uma parceria muito especial com o Município.

6. Rádio Saudade

Marta Faria

Marta atua desde 2010 como Estátua-Viva. Profissão que abraça de corpo e alma. Participa em festivais de rua nacionais e internacionais desde então, gosta de viajar e diversificar as suas técnicas plásticas. Tem formação em artes visuais, teatro, clown e butoh. Marta traz “Radio Saudade” a Moimenta da Beira, uma performance delicada e emotiva que nos transporta ao passado.

7. A Bela e o Monstro

Carlos Ferreira e Andreia Silva

Carlos Ferreira iniciou o seu percurso na arte da quietude em 2007 com a primeira estátua viva. E desde então tem conquistado destaque em vários festivais nacionais e internacionais. Para além da quietude realçam a importância de um tratamento plástico rigoroso que confere a todos os seus trabalhos uma marca de qualidade inconfundível. Vem acompanhado pela Andreia Silva sua companheira na vida e no mundo das artes para uma artística e original representação de “A Bela e o Monstro”.

8. O Marinheiro

Luís Fonseca

Luís Fonseca juntamente com Katarina Ferreira é fundador da empresa Quideia Animações. Uma das principais áreas artísticas de Quideia Animações é criação e representação de Estátuas Vivas, e já o fazem há mais de 10 anos, tendo participado e organizado inúmeros eventos tanto em Portugal como no estrangeiro. Luís traz a Moimenta o seu marinheiro com o inconfundível “MAR à vistaaaaaa”!

9. As Varinas

Zizi Pereira Lopes e Cláudia Candeias

Cláudia e Zizi são amigas e colegas das artes desde há muitos anos. Nos seus projetos mais bonitos reside a promoção do resgate das tradições e da essência que nos une enquanto gentes da mesma terra. Criam performances delicadas que transmitem mensagens e pretendem tocar o coração dos transeuntes. Trazem a Moimenta as suas “Ceifeiras” encarnando estas personagens de corpo e alma. Uma performance que evoca a tradição, a genuinidade e alegria da vida no campo.

10. A Condessa

Dirce Ferreira

Dirce sempre teve curiosidade pelo mundo das artes. O desafio bateu-lhe à porta pela mão de Carlos Ferreira e o sonho tornou-se realidade. Colabora com o grupo em festivais de estátuas-vivas e eventos especiais. O Mundo das artes performativas, especialmente a arte da quietude trouxe desafio e aventura ao mundo de Dirce! Dirce traz a Moimenta história, cultura e a elegância de antigamente!

VOTE NO SEU PREFERIDO.

DIRIJA-SE AO LOCAL DE VOTO, DURANTE O FESTIVAL E ESCOLHA A ESTÁTUA VIVA QUE GOSTAVA QUE VENCESSE.